PÓS-GRADUAÇÃO EM

ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS

Duração: 2 anos


Modalidade Presencial: Brasília 09/03/24 | São Paulo 23/03/24 | Rio de Janeiro 06/04/24


Carga Horária: 390 horas

O que você vai aprender?

1. Fundamentos das terapias artísticas (45h/a)

O objetivo é introduzir o aluno no universo teórico-prático da Arteterapia possibilitando-o entender sua origem, conceito, objetivos e ideias que fundamentam sua prática; Reconhecer a dinâmica transferencial na relação terapeuta/cliente; Despertar o interesse pela pesquisa e discussão sobre os recursos específicos que a Arteterapia oferece à prática terapêutica; Analisar o instinto da criatividade e as nuances do processo de criação; Reconhecer a importância da arte na área de saúde mental.

2. Teorias e técnicas expressivas (45h/a)

O objetivo é promover no aluno a expressão plástica através de técnicas artísticas; Permitir um espaço aberto a discussões sobre a relação existente entre o material (plástico) expressivo e a teoria analítica; Desenvolver no aluno a percepção para os conteúdos simbólicos existentes nos seus trabalhos artísticos.

3. Práxis da arteterapia e das terapias artísticas (45h/a)

O objetivo é aprofundar o aluno, através de vivências, a ponte entre arteterapia e psicologia junguiana; Direcionar a atenção para a prática da arteterapia: modelos de ateliês, áreas de atuação; Reconhecer a dinâmica do trabalho arteterapêutico direcionado a públicos específicos (criança/adulto, individual/grupos);
Estimular e capacitar o aluno para uma leitura sensível das imagens simbólicas emergentes nas dinâmicas propostas;
Possibilitar o trabalho com os arquétipos em arteterapia através de oficinas práticas; Orientar e capacitar os discentes para a realização de um projeto de ateliês expressivos, visando facilitar a inserção profissional dos mesmos;
Possibilitar a criação de atividades arteterapêuticas.

4. Psicologia, tipos humanos e as expressões criativas e artísticas (35 h/a)

O objetivo é preparar o Arteterapeuta para criar, organizar, aplicar e avaliar técnicas de teatro terapêutico embasados pela abordagem junguiana; Possibilitar o desenvolvimento integral da pessoa a partir do processo teatral numa abordagem biopsicosocioespiritual; Facilitar um processo vivencial em Teatro Terapêutico possibilitando a socialização de saberes, o domínio dos resultados e a correlação das técnicas com os estudos junguianos; Proporcionar experimentos de práticas teatrais direcionados a atendimentos individuais e/ou grupais e o uso coerente e adequado dos exercícios; Focalizar os estudos teatrais em jogos cênicos, personagens e cenas a partir de vários temas, imagens ou sentimentos; Construir resultados cênicos para o exercício da leitura terapêutica.

5. Psicopatologia, psicossomática, mitologia e neurociências (30 h/a)

O objetivo é correlacionar os fatores psicológicos com suas repercussões no corpo físico, integrando os aspectos neurológicos com a bioquímica hormonal e a imunologia e o registro mitológico presente no inconsciente coletivo da humanidade como fonte criativa de cura ou de adoecimento.

6. Metodologia do trabalho científico (30 h/a)

O objetivo é fornecer os elementos básicos necessários para capacitar o aluno para o trabalho científico, desde o desenvolvimento da pesquisa, análise de textos, elaboração de projeto, até os subsídios para a elaboração de uma monografia científica; Compreensão dos métodos correntes mais utilizados.

7. Atividades Programadas (160 h/a)

São atividades que subsidiam a formação acadêmica e o desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa dos alunos da pós-graduação, atribuindo créditos complementares. Todos os alunos farão a exposição do projeto de conclusão de curso, que será apresentado aos demais colegas, para um professor, numa data previamente acordada, expondo o embrião da pesquisa e as resenhas (mínimo de quatro) dos livros que subsidiarão o referencial teórico do trabalho (o aluno que não cumprir essa atividade deverá apresentar um trabalho complementar para compensar as horas e obter esse crédito).
Essas horas complementam as horas aula, que são de 45min, onde em um sábado de aula são computadas 10 horas/aula.

8. Atividades Complementares (220 h/a ou mais)

São atividades que atribuem créditos complementares. Todos os alunos farão a exposição do projeto de conclusão de curso, que será apresentado aos demais colegas e para um professor, numa data previamente acordada, expondo o embrião da pesquisa e as resenhas dos livros (mínimo de quatro) que subsidiarão o referencial teórico do trabalho. Essas horas complementam as horas/aula, que são de 45min, onde em um sábado de aula são computadas 10 horas/aula.

Clique no + para detalhes.

Antes de tudo, vamos dar condições para nossos alunos entrarem em contato com seus ideais e, consequentemente, planejarem conscientemente o caminho para criá-los. Ou seja: concretizarem suas inspirações, para depois ajudarem as demais pessoas!

O curso com característica transdisciplinar, permeia os campos da ciência psicológica, psiquiátrica, fonoaudiologia, comportamental, corporal, psicológica, sociológica, ocupacional e educacional.


O objetivo é capacitar nossos alunos a criarem e despertar a capacidade criativa de seus clientes, e utilizarem essas expressões criativas de forma terapêutica, possibilitando a superação das crises, transformação e a cura biopsicossocial.​​​​​​​

1. O Modelo Junguiano (45 h/a)

O objetivo é de fundamentar os alunos para que os conceitos básicos da Psicologia Analítica, também chamada de Psicologia Profunda de C. G. Jung, sejam bem consolidados.

2. Fundamentos de Psicologia Analítica (45 h/a)

O objetivo é dar bases teóricas para que os alunos possam transitar confiantes pelo universo da obra junguiana, bem como começar a fazer uso dos principais conceitos desta obra

3. Raízes filosóficas, epistemológicas, científicas e religiosas na obra junguiana (30 h/a)

O objetivo é fazer com que o aluno compreenda a obra junguiana frente às várias correntes filosóficas, religiões, teorias do conhecimento e a origem da Ciência, contribuindo para que o senso crítico e ético seja melhor consolidado, além de solidificar os conceitos de arquétipo, inconsciente coletivo e sincronicidade

4. Aspectos clínicos da análise junguiana (30 h/a)

O objetivo é permitir que o aluno reflita e se posicione frente às questões transferidas, de acordo com o seu tipo e sua função psicológica, para encontrar o modus operandi mais harmonioso para sua atuação profissional e existencial

5. Psicopatologia e a mitologia como ferramenta simbólica (30 h/a)

O objetivo é proporcionar aos alunos uma formação teórica e capacitação frente aos diagnósticos psicopatológicos, bem como capacitá-los na utilização de mitos e de contos de fadas como ferramenta de trabalho nas mais diferentes demandas psíquicas.

6. Procedimentos e práxis da Psicologia Analítica (30 h/a)

O objetivo é subsidiar a práxis do referencial junguiano, nas diversas áreas de atuação profissional.

7. Metodologia do trabalho científico (30 h/a)

O objetivo é fornecer os elementos básicos necessários para capacitar o aluno para o trabalho científico, desde o desenvolvimento da pesquisa, análise de textos, elaboração de projeto, até os subsídios para a elaboração de uma monografia científica. Compreensão dos métodos correntes mais utilizados.

8. Atividades Programadas (160 h/a)

São atividades que subsidiam a formação acadêmica e o desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa dos alunos, atribuindo créditos complementares. Todos os alunos farão a exposição do projeto de conclusão de curso, que será apresentado aos demais colegas, para um professor, numa data previamente acordada, expondo o embrião da pesquisa e as resenhas dos livros (mínimo de quatro) que subsidiarão o referencial teórico do trabalho (o aluno que não cumprir essa atividade deverá apresentar um trabalho complementar para compensar as horas e obter esse crédito). Essas horas complementam as horas aula, que são de 45min, onde em um sábado de aula são computadas 10 horas/aula.

9. Atividades Complementares (220 h/a ou mais)

Previsão de integralização de mais 220 horas, que podem ser acrescidas, facultativamente, com 120 horas de atendimentos clínicos e 100 horas de supervisão de casos clínicos, extramuros acadêmicos.
Além disso, serão computadas a participação, como congressistas do Congresso Junguiano do IJEP, que acontece anualmente no mês de junho, onde os conteúdos dos anos anteriores podem ser adquiridos, com a emissão de seus respectivos certificados, para que suas horas sejam computadas no certificado de conclusão do curso.

Assista a explicação de Waldemar Magaldi

Sobre a importância da especialização em Arteterapia e Expressões Criativas.

Esta é a sua oportunidade de adentrar ao modo de pensar Junguiano

TRADIÇÃO

Há mais de 30 anos o IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa promove um ensino de qualidade para seus alunos.

TIME

ESPECIALISTA

Aulas com conteúdo rico, passados através de professores e psicoterapeutas de excelência no mercado.

+7.000

ALUNOS​​​​​​​

São mais de 5 mil alunos satisfeitos e formados pelo IJEP, que propagam e replicam o conhecimento adquirido nos cursos.

RECONHECIDO

PELO MEC

O curso dá ao aluno a titulação da especialização em psicossomática, reconhecida pelo MEC.

Aprenda Jung do zero nesta pós que vai fazer você viajar por um mundo cheio de vida, propósito e espiritualidade.

Investimento

Matrícula R$360,00 + 24x

R$663,57

Duração: 24 meses

Modalidade: Presencial

390 horas​​​​​​​ de conteúdo

8 disciplinas

Um sábado por mês, das 9h às 18h

1 sábado por mês, das 9h às 18h (SP, RJ, BSB)

Ficou com alguma dúvida?

O curso será realizado em que período? Qual a duração, frequência e horários?

A duração é de 25 meses consecutivos para o curso de Psicologia Junguiana e 24 meses para os de Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas.

As aulas acontecem em um sábado por mês das 9h às 17h45, com 15 minutos de intervalo em cada período, neste esquema de horas:

Manhã, das 9h às 10h45, e das 11h às 12h45

Tarde: das 14h às 15h45, e das 16h às 17h45

Em SP os encontros geralmente são no último sábado de cada mês; em Brasília acontecem no segundo sábado; no RJ no primeiro sábado, exceto feriados, onde pode acontecer postergação ou antecipação da data.

Não encontrei no site do MEC o reconhecimento do curso! Como isso funciona?

O IJEP possui parceria formalizada com outra Instituição de Ensino Superior (IES), credenciadora dos certificados de conclusão dos cursos de Pós-Graduação, lato sensu, por nós oferecidos. A partir de 2019, enquanto o próprio IJEP não conseguir seu credenciamento junto ao MEC, em função da Resolução CNE/CES nº 01/20018, os certificados de conclusão dos cursos serão emitidos pela UNIFATECIE.



Desta forma, todos os cursos que ministramos, automaticamente serão reconhecidos e validados em todo território nacional. Todos eles estão no Cadastro Nacional de Cursos de Especialização (Lato sensu) - Educação Presencial, disponíveis no site do e-MEC, no Sistema de Regulação do Ensino Superior, em acesso à informação, na Relação de Cursos de Especialização da UNIFATECIE.

Qual é o limite de faltas?

De acordo com as normas do MEC, a frequência mínima para os cursos de pós-graduação lato-sensu é de 80%. Ou seja, não pode haver mais do que 20% de faltas. Com isso, para um curso com uma aula por mês, durante 24 meses, sendo que em cada mês computamos 4 aulas de 2,5 horas/aula cada, o limite de faltas é de 19 aulas, das 96 previstas.

Onde são ministrados os cursos?

Em São Paulo as aulas acontecem na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04017-030).

Em Brasília as aulas acontecem nas instalações do Colégio Santa Dorotéia (SGAN - cj B quadra 911 - CEP: 70790-110).

No Rio de Janeiro as aulas acontecem nas instalações do Colégio Santo Amaro (Rua Dezenove de Fevereiro, 172 - Botafogo, RJ - CEP: 22280-030).

Como funciona o trancamento ou o cancelamento do curso?

Para trancar a matrícula, o aluno precisa estar adimplente com as mensalidades e ter cursado, no mínimo, seis meses de aulas, ou antes do sexto mês do término do curso, porque o retorno acontece no início de cada semestre da turma, tendo um ano para retornar após o trancamento.

Com relação às devoluções de valores pagos antecipadamente, no caso de cancelamento ou trancamento de curso, o aluno deve estar adimplente e a solicitação deve acontecer com quinze dias de antecedência da data do vencimento da mensalidade. Em situações excepcionais, que a aula não pode acontecer em um determinado mês, a mensalidade deve ser paga normalmente, porque o contrato de prestação de serviço é para aquisição de um curso e não de aulas mensais e isoladas.

Por isso, a falta da aula ou do aluno na aula não exime o pagamento da parcela do curso. Em casos excepcionais de deliberarmos alguma devolução, faremos o desconto de 15% do valor, devido à retenção do Imposto de Renda, que é realizada no ato d

Perguntas Frequentes

Entre em contato com a gente através do WhatsApp!

IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa © 2023 | Todos os direitos reservados.